• Betweien

Tendências na educação para 2021

Estávamos no final de 2019, quando escrevemos no nosso blog aquelas que viriam a ser as tendências na educação para 2020. Depois de um ano totalmente atípico, que deitou por terra algumas das tendências projetadas para este ano, e que cimentou tantas outras, hoje, trazemos algumas tendências para 2021. Podemos adiantar, desde já, que todas elas passam pelo digital, a EdTech veio para ficar. Devido à pandemia da COVID-21, o paradigma educativo vivido em Portugal sofreu bastantes alterações e mudaram-se as formas de lecionar e de aprender.

Internet of Things

Se calhar, não podemos dizer que se trate de uma tendência para 2021, dado que foi algo que começou já este ano e que, dadas as circunstâncias, é muito provável que se mantenha. Este é o termo utilizado para mencionar todos os componentes eletrónicos interligados pela internet. O papel e a caneta, o quadro e o giz "veem-se ameaçados" pelos computadores, smartphones e tablets que têm tudo ao alcance de uns cliques. Atualmente, existem milhões de conteúdos disponíveis online, desde ebooks, cursos e jogos didáticos.


E-learning vs Ensino híbrido

Apontamos o Blended Learning como uma tendência para 2020, mas, a verdade é que, devido a todas as imposições impostas pela pandemia, o que predominou foi precisamente o "E-learning". Com a rápida disseminação do vírus e com o encerramento das escolas, o ensino à distância acabou por se tornar na principal tendência de 2020. Apesar de, por um lado, o ensino à distância ter servido como solução para este cenário inesperado, por outro, acreditamos que ainda não estamos totalmente preparados para repetir esta metodologia numa "realidade normal", visto que ainda apresenta diversas lacunas. Já o ensino híbrido é uma modalidade que une o ensino tradicional presencial e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. A sala de aula invertida é um tipo de ensino híbrido. Neste modelo híbrido de aprendizagem, os alunos estudam o conteúdo antes da aula (por meio de aulas e cursos on-line, por exemplo). Assim, o ensino presencial é reservado a tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas. O ensino híbrido poderá representar uma ótima solução para obter o melhor dos dois mundos. Como se costuma dizer, nem 8, nem 80.

Gamificação

A Gamificação, que foi apontada também como uma tendência na educação para 2020, manter-se-á como tendência neste novo ano civil. A Gamificação é a forma ideal para transformar a aprendizagem num processo divertido e envolvente. O melhor de tudo, é que para recorrer à gamificação, não é necessário o investimento em tecnologias! É possível construir jogos sem recurso às tecnologias, basta um pouco de criatividade! Apesar de serem apontadas como tendências noutros países, acreditamos que o recurso à realidade aumentada e à inteligência artificial não venham ainda a ser tendências em Portugal.


Redes sociais na educação

Aquelas que possivelmente, há uns tempos atrás, eram vistas como as vilãs na educação, por representarem, sobretudo, distração, são hoje apontadas como uma tendência para 2021. Já pensou no tempo que os jovens passam nas redes sociais? E se as redes sociais se tornassem aliadas no processo educativo? A verdade é que a capacidade de resposta quase instantânea, torna as redes sociais numa ferramenta de comunicação de excelência. Nelas, os alunos podem partilhar materiais de estudo e até mesmo discutir ideias em grupo, sem o constrangimento que por vezes existe na sala de aula. Procure envolver os alunos nas redes sociais em grupos privados, lançando temas de discussão, que poderão colocar em reflexão ensinamentos passados em sala de aula. Utilize as redes sociais para construir um ambiente de colaboração e de partilha. Explore os vídeos do TedEd, têm conteúdos excelentes para partilhar com os seus alunos!


Micro aprendizagem

A evolução tecnológica trouxe consigo um grande problema...

A era da informação - como é conhecida - faz com que, diariamente, sejamos bombardeados com informação e, consequentemente, levou a um declínio bastante elevado na capacidade de atenção e concentração das pessoas, sobretudo nos mais novos. A solução, poderá passar pela micro aprendizagem. O que é isto de micro aprendizagem? É bastante simples, o próprio nome denuncia tudo. Micro aprendizagem trata-se de fornecer informações aos alunos em menor quantidade, por um período muito curto de tempo. Desta forma, eles irão reter a informação mais facilmente e, consequentemente, irão aumentar a sua produtividade.


Estas são as tendências que apresentamos para 2021, lembrando que, tratam-se apenas de previsões, pelo que poderão representar, ou não, a realidade vivida em 2021.



199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Betweien, Lda., 2021 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien