• Betweien

Tudo o que precisa de saber sobre Blended Learning

O que é e como funciona o blended learning?

Blended learning (aprendizagem híbrida), é uma prática que procura combinar práticas pedagógicas do ensino tradicional presencial, e práticas do ensino digital à distância. O intuito por trás desta combinação de práticas é simples...melhorar o desempenho escolar dos alunos. No entanto, nem sempre é fácil implementar este modelo de educação, uma vez que existe sempre alguma resistência à mudança. Por isso, o primeiro passo passa por identificar entre os colaboradores da escola, quem estará realmente interessado em fazer parte dessa mudança.


Esta abordagem cria uma maior possibilidade de desenvolver trabalhos de grupo e consequentemente, criar um maior espaço para o desenvolvimento de competências de raciocínio e de argumentação. Com as aulas virtuais, os alunos poderão aprofundar o seu conhecimento através da pesquisa e levar questões que possam ter surgido, para as aulas presenciais.


No fundo, a metodologia de blended learning surge como forma de combinar aspectos online e offline para retirar os melhores resultados possíveis dos alunos. Nesta metodologia, as tecnologias entram na sala de aula tradicional, não como substituto, mas como complemento do ensino tradicional.

Formas síncronas e assíncronas de aprendizagem

O modo síncrono trata-se de um formato de entrega, onde todos os alunos participam neste processo de aprendizagem ao mesmo tempo. Este modo verifica-se, por exemplo, na apresentação de webinars trabalhados em sala de aula. A vantagem deste modo é que, o ambiente é muito mais propício a que haja discussão e troca de ideias, em tempo real, e entre todos os elementos presentes. Nestas atividades, é necessário que o professor marque a sua presença junto dos diversos grupos para que os oriente.


Já o modo assíncrono, é uma forma onde cada aluno pode ter acesso aos diferentes módulos de aprendizagem, respeitando os seus próprios tempos de aprendizagem. A maior vantagem que este modelo apresenta é que, o aluno tem a possibilidade de estudar a qualquer altura, sem a pressão de ter que fazê-lo num determinado horário.


Quais as vantagens do blended learning?

A prática de blended learning pode apresentar diversas vantagens, das quais:

  • Maior integração entre os participantes e maior troca de experiências;

  • Possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas;

  • Redução de custos com a formação de grupos, permitindo que toda uma turma inicie o curso e termine no mesmo período de tempo;

  • Melhores resultados de aprendizagem dentro de prazos estabelecidos, com meios mais diversificados e com uma colaboração entre os alunos mais intensa.

O blended learning traz melhores resultados?

Nem todos os alunos aprendem da mesma forma. Alguns, são mais recetivos a estímulos visuais, auditivos, ou até mesmo a estímulos mais práticos onde é necessária a interação para potenciar a aprendizagem.


Segundo um estudo desenvolvido em 2010 pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos da América, esta metodologia funciona. De acordo com a publicação, alunos expostos a uma metodologia tradicional em conjunto com a metodologia digital, apresentam uma taxa de sucesso muito maior do que os alunos que utilizam apenas um ou outro método de ensino. Uma solução de aprendizagem combinada pode ser mais eficaz para um maior número de alunos.


Identifique os objetivos da aprendizagem

Para garantir uma boa percepção da estrutura da sua estratégia de blended learning, identifique os seus objetivos e metas antes de iniciar a sua implementação. Tenha a certeza do conhecimento que pretende que os seus alunos adquiram e quais as competências que quer ver desenvolvidas.


Defina as técnicas, métodos e canais de comunicação

Uma vez que já tem a visão clara dos seus objetivos, é altura de determinar quais os componentes que irão incorporar na sua estratégia, e de que forma os farão chegar aos seus alunos. É necessário que tenha a consciência de quais os melhores canais a utilizar, face aos resultados que pretende obter. Por exemplo, se pretende promover a capacidade de argumentação, é importante que planeie atividades de grupo na sala de aula; se procurar desenvolver competências de pesquisa, o agendamento de aulas virtuais para visualizar em casa, poderão ser a melhor solução. O mais importante, é combinar o canal certo com o conteúdo pedagógico mais adequado.


Incentive a interação

Quando os alunos comunicam uns com os outros, eles criam a oportunidade de compartilhar experiências e aplicar o que estão a aprender no dia-a-dia, através da partilha da suas habilidades e dos seus níveis de conhecimento. Na metodologia de blended learning a interação é muito importante, por isso, incentive os seus alunos a compartilhar seus pensamentos e a discutir as suas questões e pontos de vista.


Acompanhe o desempenho

Independentemente de entregar o conteúdo online ou offline, avalie o desempenho dos seus alunos e todo o progresso ao longo da implementação deste método de ensino. Insira notas sobre cada momento de aprendizagem e crie pequenos questionários que lhe permitam perceber qual a satisfação dos seus alunos face a esta abordagem. Desta forma, os alunos irão sentir não só, que esta abordagem é aplicada para potenciar o que eles têm de melhor, como também se sentirão apoiados durante todo o processo de aprendizagem.

Atenção à consistência

A falta de coerência entre os métodos de entrega online e presencial poderá destruir a eficácia da sua estratégia de blended learning. Mantenha sempre ambos os métodos conectados, desta forma, os alunos sentir-se-ão envolvidos e motivados para participar nesta jornada de apredizagem.


Conclusão

É importante notar que não existe uma fórmula mágica para criar uma metodologia blended, acima de tudo, preserve o respeito pela individualidade de cada um. Esta estratégia foi desenvolvida para potenciar os resultados dos alunos e para que exista um maior envolvimento no processo de ensino, por isso, o que pode resultar numa turma, poderá não resultar noutra. Esta metodologia procura que os alunos abandonem a postura passiva no ensino, de meros recetores de informação, para uma postura muito mais crítica e interventiva, assim, os alunos terão maiores oportunidades de esclarecer dúvidas e de aprofundar conteúdos através de uma maior participação e interação.


Com o blended learning, torna-se possível transformar a educação muito mais enquadrada com aqueles que são os hábitos comportamentais dos alunos, tornando-os mais informados e interessados em todo o processo de aprendizagem, por meio de projetos adicionados a diferentes plataformas de aprendizagem como fóruns, chats, e-mails e redes sociais.


É fundamental que a adaptação desta metodologia seja feita de uma forma tão natural que não permita aos alunos identificar a separação entre a internet e a atividade no mundo offline.


94 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien