• Betweien

Poupar com o regresso às aulas

Atualizado: 3 de Set de 2019

Comportamentos a adotar neste regresso às aulas

De repente, aqueles que pareciam ser 3 longos meses de férias passaram a voar, e com eles, trouxeram o tão temível regresso às aulas - temível para uns, incrível para outros-. Infelizmente, o regresso às aulas nunca vem só, com ele, vem também o stress e as dores de cabeça de muitos pais, essencialmente devido à despesa associada a este período. Segundo um estudo do Observador Cetelem, os consumidores portugueses pretendem gastar cerca de 363€ este ano, aproximadamente menos 100€ quando comparado com os valores do ano passado. Claro que esta despesa, acaba por ter um grande peso no orçamento de boa parte das famílias portuguesas. Entre lápis, canetas, estojos, borrachas, corretores, marcadores, afias, sebentas, cadernos, capas, folhas, micas, colas, compassos, fato de treino e sapatilhas, a lista pode parecer infindável! Por isso, deixamos aqui algumas dicas de poupança para todos os pais que pretendem poupar um pouco durante este mês.


Faça a lista do material necessário

Assim como as compras de final do mês, é importante que crie uma lista com todo o material necessário. Junto a esta lista, crie também um inventário com tudo aquilo que já tem, verifique o estado desse material e reutilize-os. Assim, evitará compras impulsivas e/ou desnecessárias e levará apenas o material imprescindível.


Estabeleça o seu orçamento

Agora que a lista está pronta e já sabe o que falta, está na hora de estabelecer o seu orçamento! Defina um valor máximo para as suas compras. Caso este não seja o seu primeiro "regresso às aulas", certamente estabelecerá um valor ponderado. Se esta for mesmo a sua primeira experiência de regresso às aulas, tente informar-se dos preços em lojas virtuais e, juntamente com o seu educando, estabeleça um valor antes de sair de casa! Muita atenção, é ANTES de sair de casa. Desta forma, o educando terá uma maior consciência daquilo que pode, ou não, comprar. Se ele quiser um artigo de uma determinada marca mais cara, é importante que ele perceba que para escolher esse artigo, terá que compensar noutros materiais, optando pelos mais baratos.


Venham daí as marcas brancas!

Longe vão os tempos em que as marcas brancas não tinham qualquer tipo de qualidade. É importante que as crianças gostem do seu material escolar para que se sintam motivadas a estudar, no entanto, sabemos que as escolhas dos mais novos dificilmente recairão sobre os artigos de marca branca. Alguns materiais acabam por ter uma utilização tão reduzida que a compra de uma "boa marca" acaba por não se justificar, e é importante transmitir isso mesmo.

Apresse-se antes que arranque

Infelizmente, já não vai a tempo para usufruir deste conselho...

Aproveite para comprar o material escolar antes de abrir a época de “regresso às aulas”, pois é nesta altura que os preços aumentam. O período de férias de Verão é o mais indicado para comprar a maior parte do material escolar em falta. Por norma, a escola fornece uma lista com o material necessário no início do ano letivo, mas existem artigos que já sabe de antemão que o seu educando irá precisar, aproveite para os comprar.


Compre online

Se não foi um dos felizardos a usufruir dos vouchers de acesso aos manuais escolares gratuitos, não desespere! Aceda a sites como o olx ou custojusto, lá poderá encontrar livros em segunda mão a preços bastante convidativos, mas muita atenção às condições em que os livros se encontram! Nem sempre as fotografias demonstram o estado real dos livros. Se preferir livros totalmente novos, existem websites que conseguem apresentar preços mais convidativos do que as tradicionais papelarias.

Peça faturas

Este último passo é, talvez, o mais importante de todos. Sempre que efetuar compras escolares, não se esqueça de pedir fatura com o número de contribuinte, para que desta forma não “perca” a totalidade do dinheiro investido no regresso às aulas.

E no fim disto tudo? No final, chega a hora de juntar todos os talões para refletir sobre todo o processo, repetir o que correu bem e corrigir o que não correu assim tão bem.

Desejamos a todos um excelente regresso às aulas!

30 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien