• Betweien

Mindfulness na Educação

Mindfulness, o que é?

Mindfulness significa atenção plena; manter uma percepção contínua de todos os nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ambiente circundante.

Origem

Apesar de toda a atenção dada a esta matéria ao longo dos últimos anos, a prática de mindfulness não é, de todo, algo recente. A sua origem, encontra-se nos cânones budistas que contam com mais de 2500 anos. Antigamente, esta prática - agora conhecida como mindfulness - era designada de SATI. No universo budista, o recurso à prática de mindfulness tornou-se essencial, uma vez que permitia aos budas libertarem-se do sofrimento humano.


Mindfulness e a Educação

Foi em meados dos anos 70 que, Jon Kabat Zinn, professor da Universidade de Massachusetts, resolveu afastar toda a conotação religiosa desta abordagem, e levá-la até às universidades. Jon, conseguiu "limar" todos os aspetos da prática de mindfulness, até torná-la aplicável na vida académica e, assim, criou o primeiro curso de mindfulness (MBSR). Foi precisamente deste curso, que surgiram os primeiros estudos científicos relacionados com esta temática. Nestes mesmos estudos, descobriram a eficiência do mindfulness, nomeadamente no que diz respeito à redução e melhor gestão do stress.

Um dos principais motivos por toda esta "febre do mindfulness" deve-se precisamente ao aumento do número de pesquisas científicas e de comprovações sobre os benefícios desta prática. Aliás, o sucesso tem sido tanto, que a revista Time destacou na sua capa de fevereiro de 2014, uma “Mindful Revolution”.

Apesar das vantagens comprovadas desta prática, segundo o professor Fernando Emídio, uma das maiores dificuldades na implementação desta metodologia nas salas de aula portuguesas, passa pela ausência de motivação dos professores, e também, pela falta de envolvimento da comunidade, nomeadamente dos pais, que representam uma peça fundamental neste puzzle. É importante que exista uma sensibilização junto dos pais, para que percebam a importância que esta abordagem pode trazer nas suas vidas, e na sociedade em geral. Está comprovado que as práticas de mindfulness têm impacto na redução do stress, do burnout, no melhoramento da relação emocional e na promoção do bem-estar.


Testemunho sobre Mindfulness na Educação

Os estudos multiplicam-se, bem como os vários testemunhos que vão surgindo ao longo do tempo, e que vão comprovando o impacto positivo que esta metodologia pode ter na vida de professores e alunos. Amy Burke, professora de secundário, partilhou o seu testemunho numa conferência da TED Talk em Amesterdão.

"Comecei a lecionar há 14 anos atrás e odiava, chorava a toda a hora, a ir para a escola, a chegar à escola... Estava completamente stressada, mas não estava sozinha. Aparentemente, grande parte dos professores desistem da profissão ao fim de 5 anos. Para mim, não o vejo como uma grande surpresa. A educação convencional não funciona, nem para professores, nem para alunos. Não conseguia ligar-me aos meus alunos, eu não os conhecia verdadeiramente enquanto seres humanos, faltava algo."

Amy, confessou ainda que, acabou por entrar em depressão e a única forma de sair daquele período negativo, foi através do recurso às práticas de mindfulness.


"Através do mindfulness, consegui regressar a uma sala de aula, e, finalmente, consegui criar uma ligação com os meus alunos. Atenção, mindfulness não é sobre estar feliz o tempo todo, é sobre conheceres-te a ti próprio e enfrentares a vida simplesmente por aquilo que ela é, o bom, o mau e o indiferente."

Devido às práticas de mindfulness, a professora Amy Burke tornou-se capaz de lidar com o stress, perceber as reações do seu corpo e ter a capacidade de dar resposta face a esses estímulos que, normalmente, fariam-na perder o controlo.

Está comprovado que a prática de mindfulness pode trazer inúmeros benefícios para os alunos, mas, se assim é, porque ainda não as introduzimos nas escolas?


"A mais alta função da educação consiste em produzir um indivíduo integrado, capaz de entrar em relação com a vida como um todo"

Jiddu Krishnamurti


163 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien