• Betweien

Feedback - Uma poderosa ferramenta na educação

Atualizado: 3 de Set de 2019

O Feedback na Educação

O feedback, quando bem aplicado, pode ser uma ferramenta chave para assegurar uma aprendizagem mais proveitosa para os alunos, e é também um fator chave no modelo de avaliação contínua. Assim sendo, deixamos 4 dicas de utilização do feedback entre aluno e professor em contexto de sala de aula.


Reflexão e Correção

Quando estiver a avaliar o trabalho dos seus alunos, crie notas personalizadas explicativas dos erros cometidos na realização do mesmo e atribua uma nota ao trabalho. Já na sala de aula, entregue as notas aos seus alunos e deixe-os refletir sobre os seus próprios erros. Após terem tomado consciência do que não fizeram de forma correta, dê-lhes alguns dias para que possam retificar os seus erros e entregar novamente o trabalho. Por fim, avalie novamente o trabalho e atribua a sua classificação. Para a nota final, some os resultados obtidos antes e após o feedback e divida por dois. Desta forma, faculta um tratamento personalizado aos alunos e evita que voltem a repetir os mesmos erros. O aluno deve ter a oportunidade de perceber o propósito de aprender e de como fazer melhorias e aprender com os próprios erros.

Encontra e Corrige os Próprios Erros

Em vez de assinalar no trabalho feito pelos seus alunos o que está certo e o que está errado, indique apenas o número de respostas incorretas. Durante a aula, dê-lhes tempo para que possam identificar os erros e corrigi-los. Esta tarefa pode ser feita de forma individual, ou em grupo. O mesmo poderá ser feito em composições/ditados; não assinale os erros na própria palavra, escreva na margem da folha o número de erros que cada linha apresenta. Esta medida é fundamental para exercitar a atenção e a capacidade de raciocínio dos seus alunos.


Luzes de Trânsito

A técnica das luzes de trânsito, ou dos copos semáforo, foi uma técnica desenvolvida para que, ao segundo, o professor possa receber o feedback dos seus alunos. Para pôr em prática esta medida, terá que se certificar que cada aluno tem à sua frente 3 copos - um verde, um amarelo e um vermelho -.

Muitas foram as pessoas que, nos últimos tempos, ouviram falar desta técnica através do professor Rui Correia, recentemente distinguido com o prémio "Global Teacher Prize". No entanto, este método foi criado por Dylan William, um educador inglês. O conceito é simples, os 3 copos devem estar virados para baixo e empilhados. No início da aula, o copo visível deverá ser o verde, que demonstra que o aluno está a perceber e a acompanhar o que está a ser dito pelo professor. Quando o aluno começa a perder um pouco a linha de raciocínio, ou não está a conseguir acompanhar o professor, altera o copo para o amarelo. Por fim, o copo vermelho significa que o aluno tem uma dúvida e que a aula deve ser interrompida o mais rapidamente possível, para que o aluno possa ser esclarecido. Desta forma, o professor poderá estar sempre ciente do nível de distração na sala de aula e tem ainda a possibilidade de eliminar o constrangimento dos alunos em interromper a aula.


Quadros Brancos

Quem disse que para inovar na educação é necessário um grande investimento em tecnologia? Assim como nos copos semáforo, esta ideia foi também desenvolvida por Dylan William e é um conceito bastante prático. Segundo Dylan, os quadros brancos foram a maior invenção a nível da educação.

Distribua mini quadros brancos pelos alunos, e se pretender verificar se todos perceberam a matéria, faça uma pergunta e peça-lhes que respondam no quadro branco. Assim que terminem as suas respostas, peça-lhes para levantar os quadros. Assim, poderá obter um feedback instantâneo e perceber quem não compreendeu a matéria. Dependendo da disposição da sala de aula, esta técnica poderá ser vista como inclusiva, uma vez que previne que existam risos sobre respostas “menos boas” dadas em voz alta.


Esperamos que algumas destas técnicas lhe sejam úteis!

Subscreva a nossa Newsletter e fique a conhecer todos os nossos projetos educativos!

59 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien