• Betweien

Ensino em tempo de COVID-19

Uma realidade incomum e uma incerteza contínua… afinal, haverá, ou não, aulas no terceiro período?

Com a suspensão de todas as atividades presenciais letivas e não letivas em todos os estabelecimentos de ensino, o futuro do ensino em Portugal parece permanecer incerto. No entanto, com o pico da pandemia previsto para maio, o cumprimento do calendário letivo de forma presencial, torna-se uma realidade cada vez mais distante. Face a este cenário, a previsão é de que o terceiro período seja passado em casa. Na verdade, apesar de muitos de nós não estarmos familiarizados com o ensino à distância, esta realidade não é nova, e tem vindo a apresentar excelentes resultados. (O crescente recurso ao blended learning, pode ter preparado os jovens para esta realidade que vamos enfrentar.)

Prevê-se que durante o terceiro período, os professores tenham que recorrer à escola virtual, às video-chamadas, aos emails e até mesmo à Telescola. Criada em parceria com a RTP, a Telescola permitirá aos alunos recorrer a diversos canais de televisão para que possam, de certa forma, colmatar as lacunas deixadas pela ausência das aulas presenciais.

Os conteúdos disponibilizados na televisão serão apresentados pelo Ministério da Educação como complementares ao acompanhamento que se pretende que os professores continuem a fazer à distância (semelhante ao que foi feito nas duas últimas semanas do 2º período). Esta nova Telescola destinar-se-á aos alunos do ensino básico.


Ministério da Educação Digital

À semelhança da Direção Geral de Saúde, que recorreu a influenciadores digitais para sensibilizar a população para a atualidade vivida, também o Ministério da Educação viu no digital a solução ideal para chegar aos mais diversos públicos.

Num vídeo dirigido para todas as famílias, a atriz e jornalista Margarida Pinto Correia, deixa alguns conselhos, para que todos os pais possam acompanhar os estudos dos seus filhos em período de COVID-19.


Num outro vídeo, recorrendo ao youtuber Windoh, o Ministério da Educação procurou chegar os mais novos e aconselhá-los, para que saibam lidar com esta nova realidade.


332 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien