• Betweien

Vamos ensinar a partilhar?

Por vezes, para os mais novos, a ação de partilhar pode não ser muito fácil de entender. Apesar de parecer um gesto muito simples, o ato de partilhar permite, não apenas, entender a importância de dividir, mas também, a importância de respeitar o próximo e de viver em sociedade.

Em vida adulta reconhecemos a importância da partilha, no entanto, nem sempre tivemos essa consciência. Quantos de vocês, quando eram crianças, esconderam algum doce ou algum brinquedo só para que não tivessem de o dividir com alguém? Quem tem irmãos/irmãs revê-se na dificuldade que era quando tinha de abdicar do seu período de diversão para que o seu irmão/irmã também pudesse brincar, ou até mesmo quanto tinha que dividir a atenção dos pais. Atenção! Aprender a partilhar faz parte do desenvolvimento infantil, raramente é um comportamento inato.


Como ensinar a partilhar

Até ao 1 ano de idade

O bebé é curioso de natureza. Todos os objetos que aparecem debaixo do seu olho só têm uma finalidade... serem explorados! Dada a sua idade, o bebé ainda não sabe muito bem o que é dele e o que não é, mas o tema da partilha já pode começar a ser introduzido. Comece a dar uns "pequenos toques" para demonstrar ao bebé que "o outro" também existe e para começar a prepará-lo para a outra fase do seu desenvolvimento.


Dos 2 aos 4 anos

Esta é a fase em que a criança ganha o sentido de posse. Nestas idades, 99% dos objetos são da criança, os restantes 1% podem pertencer a quem lhes pedir algum objeto com muito jeitinho. Nesta fase, a criança ganha a consciência de que alguns objetos lhe pertencem, mas não são capazes de se colocar no lugar dos outros, por isso é necessário que as explicações nessa idade sejam simples. Quando a criança não o fizer, converse com ela, descubra o porquê de se recusar a fazê-lo. A criança saberá explicá-lo à sua maneira.


Dos 5 aos 6 anos

Com o contacto mais frequente com outras crianças, surge a necessidade de ter amigos para brincar/jogar, e surge também o interesse em querer pertencer a um determinado grupo. É nesta fase que as crianças começam a compreender o sentido da palavra partilhar e começam também a ser capazes de se colocarem no lugar dos outros. Se quiser pôr em prática um exercício muito interessante de incentivo à partilha, envie um lanchinho extra para que ela possa partilhar com outra criança.


7 anos ou mais

A partir dos 7 anos, a partilha não deverá representar uma dificuldade para a criança. Se por algum motivo, a criança ainda não tiver a noção da importância da partilha, é fundamental que incentive a participação em atividades coletivas como o desporto ou até mesmo os escuteiros.



Datas de incentivo à partilha

As datas comemorativas, por serem momentos marcantes na vida de uma criança, são momentos excelentes para destacar a importância da partilha. O Natal, por exemplo, é marcado por um grande volume de ações de solidariedade onde é enaltecida a importância de ajudar o próximo. Mais do que receber, é importante que as crianças percebam o que significa o espírito natalício, a importância de partilhar, de ajudar e de fazer os outros felizes.


No "dia deles", ou seja, no seu aniversário, ensinar a partilhar o bolo pode ser um momento muito enriquecedor. É muito simples, basta incutir-lhe a tarefa de distribuir as fatias pelos amigos e dar um abracinho. O ato de partilhar vai muito além do ato de entregar algum objeto e/ou alimento, é um ato de apreço, cuidado e preocupação.

Nunca castigue a criança por não partilhar

Não castigue as crianças por não partilharem. É importante que compreenda que a criança não é 'egoísta', apenas tem que aprender a partilhar. Assim como todos os traços de personalidade que vai adquirindo ao longo do tempo, ela não nasce a saber tudo. Cabe aos pais e encarregados de educação saber orientá-las. Saber partilhar deve ser algo que todos nós devemos fazer, não apenas em crianças, mas também em adultos. É importante que a partilha seja uma atitude natural e espontânea, sem qualquer tipo de sentimento de obrigação.

62 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien