• Betweien

Edutainment, o que é?

Atualizado: 3 de Out de 2019


Origem

O termo é inglês, mas a sua aplicação é transversal a qualquer país. A data que nos remete para o surgimento do conceito de Edutainment não é consensual, alguns artigos apontam para 1980, enquanto outros, remetem a sua origem para a década de 40, quando Walt Disney começou a desenvolver documentários focados no entretenimento educativo.

Edutainment, surge da junção de duas áreas que, à partida, seriam de difícil conjugação, “education” (educação) e “entertainment” (entretenimento), e nos últimos anos, tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores.


A educação com base no entretenimento

Edutainment é onde o entretenimento e a educação se cruzam.

É definido como um conceito que se apoia essencialmente no conteúdo visual, no recurso a narrativas ou formatos em estilo de jogo. No fundo, trata-se de educação através de métodos mais informais que contrariam o habitual, e por vezes monótono, ambiente de sala de aula.

Apesar de frequentemente associado ao recurso a jogos pedagógicos ou softwares de aprendizagem, este método de ensino não é assim tão limitativo, podendo mesmo abranger uma grande diversidade de experiências pedagógicas. Edutainment é uma forma de dinamização do processo de aprendizagem, recorrendo a exercícios práticos, exposições ou até mesmo teatros educativos.

Aplicação

Mas afinal, qual o objetivo deste método de ensino?

O recurso ao entretenimento no processo educativo, tem o propósito de tornar a jornada de aprendizagem mais imersiva, interativa e divertida. Esta prática, além de atrair e captar a atenção dos estudantes, melhora a atitude dos mesmos face ao momento de aprendizagem, aumenta a motivação e, consequentemente, a capacidade de adquirir novos conhecimentos. O segredo para aplicar este tipo de processos é muito simples, basta alterar a forma como a informação é transmitida para o estudante.

A verdade é que, para muitos, poderá ser contraditório recorrer ao entretenimento para abordar determinadas temáticas mais "sérias". No entanto, quem não se lembra do “Era uma vez…O Corpo Humano"? A famosa série de desenhos animados que entretia e ao mesmo tempo ensinava às crianças como o corpo humano funciona. “Dora a Exploradora”, é-lhe familiar? Uns desenhos animados que chegam a fazer com que as crianças interajam com a própria televisão. Existe também, por exemplo, o Duolingo, uma aplicação que ensina diversos idiomas e que durante o processo de aprendizagem, vai compensando o utilizador com diversas medalhas e recompensas.

Felizmente, no que diz respeito à criação de novas metodologias de ensino, a imaginação é a nossa única limitação. Lembra-se daquela série pedagógica que ficou muito famosa? Rua…Sésamo? Lembra-se do que eles eram? Isso mesmo...meros fantoches.

Torne o processo de aprendizagem mais divertido e interativo, os resultados poderão ser surpreendentes!


Procura uma nova forma de abordar uma determinada temática? Sinta-se à vontade para conhecer todos os nossos projetos pedagógicos.

223 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien