• Betweien

Educação através de curtas-metragens

Mais do que nunca, os pais sentem a responsabilidade acrescida de produzirem/apresentarem novas formas de transmitir ensinamentos aos seus filhos. Apesar de não ser uma prática inovadora, o recurso a vídeos/filmes sempre se revelou bastante eficaz na educação das crianças, dada a facilidade com que desperta a atenção dos mesmos. Apesar de cumprirem com o propósito de entreter as crianças, as curtas-metragens procuram ainda educar mentalidades. Com recurso ao storytelling, estas curtas metragens mostram que é possível abordar temas relevantes, através de uma abordagem lúdica.


Parcialmente Nublado

Esta curta metragem desenvolvida pela Pixar, foca-se no valor da amizade e do trabalho de equipa. Tem como personagens principais uma cegonha e uma nuvem que, à medida que vão trabalhando juntos, vão desenvolvendo uma amizade sincera, capaz de superar qualquer obstáculo que se atravessasse entre eles. Transmite valores como a amizade, tolerância e respeito.


Alcançar

Solidariedade e altruísmo, são os valores retratados no protagonista desta curta metragem, que percorre o deserto quase moribundo, em busca de água. No entanto, quando ele encontra o que tanto procurava, ele não hesitará em dar seu precioso tesouro para aqueles que mais precisam. E claro, a sua boa ação não ficou sem recompensa. Uma excelente história para incutir nas crianças a importância de partilhar.


Coisas de Pássaro

Esta é mais uma curta desenvolvida pela Pixar, que aborda a questão do respeito pelas diferenças, através de uma abordagem muito divertida. A história convida as crianças a refletir sobre a importância de respeitar todos de maneira igual, independentemente das suas diferenças. Promove a tolerância e a empatia para com as pessoas que as rodeiam. É um apelo ao fim da discriminação e da exclusão.


Vida Fácil

Esta curta metragem pode ter um conteúdo um pouco mais "pesado" para as crianças! A curta conta-nos a história de uma menina que, ao invés de fazer os trabalhos de casa, preferia brincar. Num mundo de fantasia, a sua boneca ganha vida e acaba mesmo por inverter os papéis com a rapariga.

Esta curta metragem é indicada para trabalhar temas como a responsabilidade, a importância de não mentir e a valorização do esforço.


Piper

Piper é uma história de superação, que transmite a importância de enfrentarmos e superarmos os nossos medos.


Acima de tudo, para aproveitar ao máximo o poder educativo destas curtas metragens, é importante que a criança as compreenda. Portanto, depois de vê-las, é conveniente para a criança compartilhe as suas opiniões e impressões, para que possam refletir sobre a mensagem transmitida.

596 visualizações1 comentário

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien