• Betweien

Crianças e livros, uma relação improvável?


O incentivo à leitura deve existir desde cedo, a partir de tenra idade. Ditados, cópias, leituras em voz alta, são apenas algumas das atividades frequentes no ensino primário...mas qual o objetivo destas tarefas? A resposta é muito simples, estreitar a relação entre os alunos e as letras. São também estas atividades que permitem aos alunos aprimorar as suas competências de compreensão textual, que se tornarão essenciais durante toda a sua vida pessoal, académica e profissional. A verdade, é que estas atividades pedagógicas nunca desaparecerão, no entanto, numa era marcada pelo avanço tecnológico, assiste-se à migração do físico para o digital, e observa-se também um crescente descuido dos pais no que diz respeito ao incentivo à leitura. Apesar de existir um consenso geral no que diz respeito à importância da leitura, será que conhecemos realmente quais os benefícios que o hábito de leitura poderá trazer às crianças?

Estimulam a criatividade

Pouco importa se o livro é em formato digital ou em papel. Os livros são uma excelente forma de estimular a imaginação das crianças. Através dos livros, as crianças têm a possibilidade de transformar as letras em imaginação. A leitura permite-lhes viajar para um mundo onde têm a oportunidade de dar corda à imaginação e "dar uma cara" a tudo aquilo que não passava uma simples história escrita. Esta, é uma das principais razões que tornam a leitura tão importante. Mas há mais!


Enriquecem o vocabulário

O hábito da leitura tem um papel fundamental no processo de aprendizagem de novos vocábulos. São os livros que fazem com que as crianças tropecem em novas palavras e despertem a sua curiosidade para saber um pouco mais sobre as mesmas. É crucial que a criança tenha contacto com diferentes tipos de obras e discursos, dado que muitas palavras, apesar de serem facilmente encontradas em livros, nem sempre são faladas e ouvidas.

É importante que a linguagem utilizada no livro esteja alinhada com o nível de conhecimento do seu leitor. Obviamente que não existirá nenhum problema em dar-lhes um livro um pouco mais difícil para despertar essa vontade em querer saber mais e, consequentemente, alargar o seu léxico. (O contacto com línguas estrangeiras também poderá ser benéfico)

Diversidade de temas

Animais, princesas, heróis, dinossauros, corpo humano, boas maneiras, alimentação, desporto, saúde... São apenas alguns dos temas que podem estar presentes nos livros para crianças. Apesar de alguns temas aparentarem ser mais interessantes/importantes do que outros, todos têm a sua relevância, nomeadamente no que diz respeito ao despertar do interesse para a leitura. Alguns livros poderão vir ainda munidos de uma importante mensagem para as crianças refletirem, desenvolverem o seu raciocínio e espírito crítico.

A diversidade de temas é também importante para respeitar as individualidades de cada um, porque todas as crianças são diferentes e o que poderá ser bom para uma, poderá não ser para a outra.

Ensinam e divertem ao mesmo tempo

Quem disse que a leitura não pode ser divertida? A leitura permite às crianças aprender enquanto se divertem! É possível aprender apenas com a leitura! Descobrir novos temas, novas palavras, novos pontos de vista, tudo isto interfere no crescimento e formação das crianças.

A aprendizagem pode facilmente vir com uma boa dose de diversão! A verdade, é que a estratégia de edutainment está muito presente nos livros infantis, vê-se na diversão uma excelente forma de potenciar os conhecimentos absorvidos. Existem também outros livros que, para além da parte dedicada à leitura, são compostos por uma parte prática que oferecem às crianças a possibilidade de interagir com o livro.

Um simples livro pode ensinar a uma criança valores como a empatia e a amizade, a responsabilidade ambiental, ou até mesmo levar à reflexão de assuntos como o preconceito, o bullying e a desigualdade social.

Desenvolvem a concentração

Atualmente, devido à imensidão de fontes de distração, os níveis de ansiedade e consequente dificuldade de concentração têm vindo a aumentar. No entanto, a leitura poderá dar resposta a este problema, uma vez que se trata de uma atividade que promove o relaxamento. Como disse David Lewis " Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível ".


No fundo, os livros para crianças, sendo eles em versão impressa ou digital, são ótimas opções para agradar e oferecer boas vivências, reflexões, momentos de diversão e de aprendizagens.

145 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien