• Betweien

A importância da Educação Infantil

“A educação infantil é mais do que importante”

Acreditamos que as respostas serão unânimes quanto à sua importância. Mas será que temos a noção do quão importante a educação infantil realmente é?

Sabia que, apesar de uma idade bem tenra, as crianças entre os 3 e os 6 anos de idade, já apresentam mais de 85% do desenvolvimento do seu cérebro completo? Sabia que são estas as idades que representam um período crítico para os rapazes e raparigas adquirirem competências, e desenvolverem conhecimentos que os permitam ter melhores resultados na escola primária e no seu futuro? Estes dados são apresentados no relatório desenvolvido pela UNICEF, denominado de “A World Ready to Learn”.

A UNICEF aponta 3 importantes razões pelas quais a educação pré-primária deve ser uma prioridade:

  • Uma educação pré-primária de qualidade prepara uma boa base de preparação para a aprendizagem.

As crianças que frequentam uma educação pré-primária de qualidade desenvolvem melhores capacidades de comunicação, um maior vocabulário, maior noção dos números e uma maior curiosidade para aprender mais.

  • A educação pré-primária ajuda a tornar os sistemas educativos mais efetivos e eficientes.

As crianças que frequentam o ensino pré-primário têm menor probabilidade de sair da escola ou de reprovar o ano letivo.

  • A educação pré-primária é uma boa forma de promover o crescimento económico.

Uma pré educação de qualidade, colmata as falhas de aprendizagem presentes nas crianças de ambientes desfavorecidos e coloca-os em pé de igualdade em relação aos restantes colegas.

Apesar das vantagens claras, atualmente, 50% das crianças com idade pré-primária em todo o mundo – pelo menos 175 milhões – não estão inseridas na educação pré-primária.

Estas idades revelam-se fundamentais, uma vez que coincidem com a altura em que as crianças começam a ter contacto com o mundo exterior e começam também, a passar tempo fora do núcleo familiar para desenvolver novos laços de amizade. O desenvolvimento cognitivo leva a que as crianças se tornem críticas, criativas, independentes, e com uma maior capacidade de raciocínio.

De forma a aproveitar esta enorme “janela de aprendizagem”, torna-se fundamental transmitir princípios como a igualdade, não discriminação, justiça, respeito e amizade, para que as suas personalidades sejam formadas com base em valores intrinsecamente bons. Estes valores serão determinantes na construção dos seus futuros enquanto elementos integrantes da sociedade.

Uma excelente forma para potenciar o desenvolvimento cognitivo das crianças, é através do recurso a atividades lúdicas. É importante que, na educação infantil, exista uma maior simplificação e desconstrução da matéria de aprendizagem, de forma a promover uma maior retenção e consequente aplicação da informação transmitida.

“A educação infantil de qualidade é um dos melhores investimentos disponíveis para assegurar o sucesso futuro das crianças e para aqueles que irão seguir as suas pegadas”

É importante ressalvar que, apesar de essencial, a educação dada na escola não é tudo. Idealmente, a educação dada em casa deve estar alinhada com os princípios e valores que diariamente são transmitidos nas escolas, e vice-versa.

Por isso, se pensa que a educação pré-primária não tem assim tanta influência no futuro dos mais novos, desengane-se.

15 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien