• Betweien

5 filmes a não perder, sobre Educação!

Atualizado: 27 de Set de 2019

Conheça a nossa sugestão de filmes sobre Educação

Para quem já nos conhece, sabe que somos ávidos defensores do papel. No entanto, de vez em quando, também gostamos de dar uma espreitadela a um bom filme!

Nesta publicação, recomendamos 5 filmes que, apesar de diferentes, todos possuem um denominador comum; a educação. O objetivo? Transmitir uma mensagem altamente inspiradora a todos aqueles que os assistem.


Lean on Me (Meu Mestre, Minha Vida)

Este filme, desenrola-se nos Estados Unidos, na escola Eastside, e tem como personagem principal o icónico Morgan Freeman, na pele de Professor Joe Clark. Após algum desentendimento devido à imposição de novas regras, Joe acabou por ser suspenso da escola que mais tarde viria a chamá-lo novamente. O convite a Joe Clark surgiu numa tentativa de corrigir a realidade vivida na escola de Paterson. A intervenção numa escola repleta de traficantes e vândalos, viria mais tarde a criar alguns admiradores, mas também, muitos inimigos.

Ano – 1989

Duração – 109 mins

Género - Drama

Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos)

Certamente já ouviu a expressão “Carpe Diem” (aproveita o momento), pois bem, este foi o filme que contribuiu em grande parte para a imortalização desta expressão. Robbin Williams interpreta o papel de John Keating, um professor de poesia que, através de todas a sua simpatia, inspirou os seus alunos a perseguir as suas paixões e a tornar todos os seus sonhos realidade. Este filme demonstra a importância de contestar e de ter liberdade de pensamento, para que ninguém comande, ou limite os sonhos de ninguém.

Ano – 1989

Duração – 140 mins

Género – Drama

Escritores da Liberdade

Como qualquer bom filme sobre educação desenvolvido nos Estados Unidos, este, também se desenrola num bairro problemático onde crianças lidam diariamente com gritos, agressões e tiros. Hilary Swank, vencedora de dois óscares, desempenha o papel de professora Gruwel, uma professora que dá voz àqueles que se viram silenciados por uma realidade carregada de uma violência. Gruwel demonstra a importância da partilha e ensina o poder da tolerância aos seus alunos, numa tentativa de os encaminhar para um futuro mais risonho.

Ano – 2007

Duração – 123 min

Género – Drama

La Educación Prohibida (A Educação Proibida)

Contrariamente aos restantes filmes mencionados, “A Educação Proibida” trata-se de um documentário que questiona todos as práticas vividas atualmente nas escolas. Este documentário, nasceu na Argentina, através de uma campanha de crowdfunding. Em “A Educação Proibida”, são realizadas entrevistas a diversos educadores de 8 países: Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Uruguai, México Espanha, Alemanha. A mensagem que pretendem passar com este documentário é bastante simples; “imagina ser o protagonista da tua própria educação”.

Ano – 2012

Duração – 135 min

Género – Documentário

Coach Carter

Um filme inspirado na história verídica de Ken Carter - conhecido como “Coach Carter” – altamente inspirador e com uma fortíssima mensagem educativa. O filme conta com o ator de renome mundial Samuel L. Jackson, que desempenha o papel central enquanto treinador Carter. Fruto da zona empobrecida em que se insere, o treinador Carter vê-se “obrigado” a lidar com um grupo de jovens que partilham, não só, o gosto pelo basquetebol, como também, o desprezo pela educação. O propósito do treinador Carter não passa por fazer os seus atletas ganhar jogos, mas sim, afastá-los da prisão e da criminalidade através da formação académica, explorando a paixão de todos pelo basquetebol.

Ano – 2005

Duração – 136 min

Género – Drama


Conhece algum destes filmes? Existe um outro que recomende? Diga-nos tudo! 😁

0 visualização

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien