• Betweien

5 atividades pedagógicas para fazer em casa

Com o fim das aulas presenciais, as crianças passarão, inevitavelmente, muito mais tempo em casa. Como tal, é necessário que saibamos aproveitar da melhor forma este inesperado cenário.

E se procurássemos ocupar parte desse tempo com atividades pedagógicas? As atividades pedagógicas representam uma parte considerável no processo de aprendizagem das crianças, uma vez que, é também através delas, que as potencialidades das crianças são desenvolvidas, tanto a nível físico como mental.

Na publicação desta semana, queremos dar uma pequena ajuda a todos os pais que procuram diariamente novas formar de ocupar o tempo dos seus filhos. Deixamos 5 sugestões de atividades pedagógicas que poderão ser desenvolvidas em casa.

1. Jogo da memória

Quem não conhece o jogo a memória? Já todos nós o jogamos pelo menos uma vez na vida.

Sendo em formato de jogo de tabuleiro, em formato digital ou até mesmo em feito à mão, o jogo da memória é uma excelente forma de desenvolver a concentração, raciocínio, e claro, a memória dos mais novos! A ideia é muito simples, basta espalhar pares de figuras (animais, frutas, objetos, etc.) voltadas para baixo. A partir daí, a criança só pode virar 2 peças de cada vez, com o objetivo de encontrar os pares de cada imagem. Esta sugestão é ideal para jogar entre 2 crianças.

2. Procurar o objeto desaparecido

O desafio é muito simples! Leve a criança para uma divisão da casa e peça para que ela observe tudo com muita atenção. Está feito? Agora, peça-lhe para sair da divisão e esconda um dos objetos que estava visível. Chame-a novamente e pergunte-lhe qual foi o objeto que foi retirado dessa divisão. Esta atividade, apesar de simples, exige muita atenção, experimente!


3. Teatro para crianças

Claro que não poderíamos deixar o teatro de fora! Para além de estimular a criatividade das crianças, esta atividade permite passar ensinamentos relativos à responsabilidade ambiental. Reaproveite materiais para fazer os fantoches! Incentive as crianças a criarem as suas personagens e, depois de criadas, peça-lhes que desenvolvam uma história e que a contem, recorrendo aos seus fantoches.


4. Desenho e pintura à mão

Com a crescente digitalização, esta atividade pode parecer totalmente desinteressante para muitas crianças. No entanto, a possibilidade de fazerem aquilo que muitas vezes são privadas de fazer (sujarem-se), é suficiente para que esta atividade seja um sucesso. A pintura pode ser livre, ou então, apresente um desenho por colorir. De qualquer forma, esta atividade será excelente para desenvolver a criatividade das crianças. A diversão é garantida!


5. Jogo de tabuleiro humano

Nesta atividade, o único limite que poderá encontrar será mesmo a imaginação. Não tem nenhum jogo de tabuleiro que capte a atenção das crianças que tem em casa? Porque não desenvolve um jogo de tabuleiro humano de raiz? Ao longo da casa ou de uma determinada divisão, crie um caminho. Ao longo desse caminho, coloque determinados desafios, poderá optar por perguntas das mais variadas temáticas, ou até mesmo incluir desafios. Para tornar tudo mais divertido, poderá ainda criar um dado grande (encontrará alguns exemplos de dados de origami). A ideia de associar um jogo à aprendizagem costuma resultar bem com todas as crianças! Esta atividade, para além de ser muito divertida, possibilita também trabalhar muitos conceitos ao mesmo tempo,


514 visualizações

© Betweien, Lda., 2018 - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Betweien
  • Instagram Betweien
  • Linkedin Betweien
  • Youtube Betweien